Lançamento do “Áfricas na Gente” teve roda de conversa com Mateus Aleluia e Vovó Cici
- Dayanne Pereira
- 23 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Na última segunda-feira, 22 de maio, às 15h30, a Rede Somus - Música Bahia lançou o “Áfricas na Gente” no Espaço Xisto Bahia que é um projeto de democratização cultural, musicalização e cultura afro-brasileira aprovado no Edital Setorial de Música pela SECULT/BA. Esta ideia tem o respaldo das leis nº 10.639/03 e 11.769/08, e realizará festivais de música com atividades de arte educação em 20 escolas públicas estaduais de Cajazeiras e entorno, na cidade de Salvador/BA. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia e será realizado durante o segundo semestre de 2017. O evento teve Roda de Conversa com Vovó Cici e Mateus Aleluia com acesso ao público no sistema “Pague Quanto Quiser”.
A coordenadora geral, Geysa Maiana e a coordenadora de produção, Lígia Benigno, apresentaram o projeto para o público, com detalhes da idealização e execução da proposta que deve ser colocada em prática de julho a novembro de 2017.
Vovó Cici durante sua explanação citou a importância da contação de histórias para a manutenção da cultura afro-brasileira. Citou suas próprias lembranças na relação com sua mãe, falou sobre os diversos estilos musicais como o semba, o lundu e o maxixe. Explicou que cada um tem sua forma de mostrar determinado ritmo no corpo.
Com a contribuição de Vovó Cici chegamos à conclusão de que para ter a África na Gente não é preciso nascer na África, podemos senti-la através da música e sua expressões.
Mateus Aleluia contou sobre a importância de conhecer a nossa ancestralidade e respeita-la em todos os âmbitos. Ele ressaltou a relevância dos ritmos apresentados pela Vovó Cici e fechou a noite tocando violão com músicas de origem afro brasileira.
Comments