top of page
Buscar

Projeto Áfricas na Gente tem programação especial para o mês das crianças em escolas públicas de Caj

  • Dayanne Pereira
  • 11 de out. de 2017
  • 6 min de leitura

No mês das crianças o projeto apresenta a produção literária infanto-juvenil produzida por mulheres negras no Brasil através da roda de conversa “Dialoguinhos”

Pocket Show com Victor Badaró - Foto: Esperança Gadêlha

Pocket Show com Victor Badaró Foto: Esperança Gadêlha

“Áfricas na Gente - Festival de Música nas Escolas” é um projeto de democratização cultural, musicalização e cultura afro-brasileira criado pela “Rede Somus - Música Bahia” e realiza festivais de música com atividades de arte educação em 20 escolas públicas estaduais de Cajazeiras e entorno, na cidade de Salvador/BA, durante o segundo semestre de 2017.

Nesta quarta-feira, 11 de outubro, o projeto estará no Colégio Estadual Batista Neves, 2ª Rotula da Cajazeira V, S/N – Cajazeiras, com oficinas de Música e composição - Armando Lui; Quadrinhos - Fábio Haendel; Violão - Ramon Lima; Percussão - Charles Vianna; Voz e Canto popular - Danilo Fonseca e Dança Afro - Cecília Cadile. Roda de Conversa - Diálogos Insubmissos com a palestrante, Dayse Sacramento. Pockets shows dos cantores Ramon Lima e Neto Lobo.

O destaque do projeto para o mês de outubro (27 e 31/10), serão as rodas de conversa intituladas “Dialoguinhos”, um projeto que é desdobramento do “Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras”, que tem a função de promover, valorizar e visibilizar a produção literária infanto-juvenil produzida por mulheres negras no Brasil.

A roda de conversa “Dialoguinhos” estará no dia 27 de outubro (sexta-feira) no Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, com a pedagoga e professora de educação infantil, Aline Silva que vai apresentar o livro “O Mundo Black Power de Tayó”, de Kiusam de Oliveira, às 10h. No dia 31 de outubro (terça-feira), estará no Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia, com a historiadora e pesquisadora, Cidinha da Silva, que vai apresentar o seu livro “Os Nove Pentes D’África”, às 10h.

Segundo a coordenadora do projeto “Dialoguinhos”, Dayse Sacramento, “nosso objetivo é incentivar práticas de leitura para crianças e adolescentes, a fim de favorecer o letramento, além de ressignificar as representações de pessoas negras na literatura. Esta ação conta com uma parceria com o projeto "Áfricas na gente", no qual discutiremos em quatro escolas da rede pública estadual do bairro de Cajazeiras, obras literárias, através de um bate papo com escritoras e pesquisadoras da temática, com o espaço para interlocução com o público da comunidade escolar”.

O projeto “Áfricas na Gente - Festival de Música nas Escolas” tem como propósito maior enaltecer a cultura afro-brasileira e trazer reflexão sobre a importância do povo negro para a nossa cultura. Propõe a todos os envolvidos um mergulho em seu próprio cotidiano para descobrir e valorizar a influência afro cultural em suas vidas. Com isso também busca fortalecer a relação de pertencimento das crianças e jovens com seus ancestrais.

O oficineiro de composição e músico na banda Coro de Cor, Armando Lui, conta sobre sua experiência com as oficinas, "foi uma experiência rica, surpreendente e que nos motiva a continuar". Para a coordenadora do projeto Áfricas na Gente e cantora na Banda Coro de Cor, Geysa Maiana, "satisfação é a palavra que define a ação do projeto ‘Áfricas na Gente’ da Rede Somus. Plantamos arte com dedicação e amor; e colhemos gratidão".

A receptividade do projeto pelos alunos está sendo muito positiva e acolhedora. “Eu sinto amor...cada olhar em busca e vislumbrando o saber, escutando e participando me fazia entender a Real importância. Esse projeto é fundamental para o encontro com a identidade e a história que deve ser contada e cantada. Sinto que o "Áfricas na Gente" está dando a sementinha para cada um plantar sua arte com a consciência de onde viemos e nos constituímos”, ressalta Danilo Fonseca, oficineiro de canto e cantor.

"Está sendo surpreendente a receptividade dos jovens com a nossa música e o projeto como um todo. Penso que esse projeto vem contribuir para a ampliação de consciência sobre o que torna a Bahia esse estado único como o seu povo", destaca o músico na banda Coro de Cor e designer do projeto Áfricas na Gente, Bruno Maiky.

Para o músico Fábio Haendel, que ministra a oficina de quadrinhos no projeto Áfricas na Gente, “os jovens mostram interesse e talento na oficina de quadrinhos, conseguem fazer a atividade em grupo com muita dedicação”.

O projeto, selecionado pelo Edital Setorial de Música, tem apoio financeiro do Fundo de Cultura, mecanismo de fomento da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Cultura, sendo gerido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secult/BA.

INFORMAÇÕES EXTRAS

Rede Somus - A Rede Somus é um grupo colaborativo com cerca de mil profissionais criado em 2014 que busca a criação de novas oportunidades de atuação no setor cultural, e aspira formar plateia para os diversos estilos musicais realizados e movimentar o cenário musical da Bahia.

Por que Cajazeiras? Cajazeiras é um conjunto habitacional de Salvador, na Bahia, com 600 mil habitantes e intenso comércio. Foi o primeiro bairro planejado de Salvador. É o segundo bairro mais habitado de Salvador (atrás de Brotas), e também o segundo em população de etnia negra (atrás de Pernambués). É considerado o maior bairro da América Latina, computando os outros setores que fazem parte do bairro, o que não é unanimidade. Compõe-se dos setores: Cajazeiras 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4, Águas Claras e Boca da Mata. A relevância deste projeto é destinar as ações para as escolas municipais da região de Cajazeiras e assim dar acesso a esta comunidade aos bens culturais, pois sabemos que apesar dos esforços públicos e privados de levar projetos artísticos para esta região, o acesso desta população a espetáculos, shows, lançamentos de livros, oficinas de artes, entre outros ainda é escasso.

SAIBA MAIS

Este projeto é inspirado nas Leis abaixo.

Lei 10.639/03- alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Lei 11.769/08- que torna a música conteúdo obrigatório do componente curricular em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

SERVIÇO - PROJETO “ÁFRICAS NA GENTE” – FESTIVAL DE MÚSICA NAS ESCOLAS

Data: 11 de outubro (quarta-feira)

Local: Colégio Estadual Batista Neves, Cajazeiras

Horário: das 8h às 18h

Programação 11 de Outubro - Quarta-feira

Manhã

Oficinas

Música e composição - Armando Lui

Quadrinhos- Fábio Haendel

Violão - Ramon Lima

Percussão- Charles Vianna

Dança Afro- Cecília Cadile

Roda de Conversa

Diálogos Insubmissos

Palestrante: Dayse Sacramento

Livro: O Mar de Manu

Pocket Show

Ramon Lima

Apresentação das oficinas

Tarde

Oficinas

Violão - Ramon Lima

Música e composição- Armando Lui

Percussão- Charles Vianna

Dança Afro- Cecília Cadile

Voz e Canto popular - Danilo Fonseca

Pocket Show

Neto Lobo

Apresentação das oficinas

Dialoguinhos – Áfricas na Gente

Dia 11/10 (quarta-feira)

Local: Colégio Estadual Batista Neves

Horário: 10h

Palestrante: Dayse Sacramento

Livro: O Mar de Manu

Minibiografia: Graduada em Letras Vernáculas, pela Universidade Católica do Salvador - UCSal, especialista em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação de professores, no Campus II - Alagoinhas, na UNEB. Experiência profissional em docência nos níveis fundamental e médio das redes pública e particular, além de ter ocupado o cargo de vice-diretora em escola pública estadual durante dois anos. Atualmente, professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBA - Campus Salvador) e doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Idealizadora do Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras e Dialoguinhos.

Dia 27/10 (sexta-feira)

Local: Colégio Estadual Dona Mora Guimarães

Horário: 10h

Palestrante: Aline Silva

Livro: O Mundo Black Power de Tayó

Minibiografia: Formada em pedagogia pela FEBA ( Faculdade de Educação da Bahia) .Professora de Educação Infantil. Pós Graduanda em Estudos Étnicos e Raciais pelo IFBA. Atualmente pesquisadora de Literatura Negra Infantil. Integrante do coletivo Vício Cacheado. Blogueira e Vlogueira em Gata Crespa Cacheada.

Dia 31/10 (terça-feira)

Local: Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia

Horário: 10h

Palestrante: Cidinha da Silva

Livro: Os Nove Pentes D’África

Minibiografia: Formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, começou a publicar artigos acadêmicos sobre relações sociais, de gênero e diálogos com a Educação e Juventude. Em 2006, cedeu ao forte ao desejo de contar suas próprias histórias. Escritora, posicionada politicamente e portadora de aguçado senso crítico, transmite nos seus trabalhos o sentimento de indignação e revolta ao racismo que, para ela, muitas vezes, está amparado por formas cordiais e afetuosas no dia a dia

FONTES: LÍGIA BENIGNO - Coordenadora de Produção – 71 99272-0745 /// GEYSA MAIANA - Coordenadora Geral/Música – 71 99158-9498

Dayanne Pereira

Coordenadora de Comunicação

(71) 9 -8737-3857 / 9-9633-8394 conectadacomunicacao@gmail.com

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
Siga-nos e fique por dentro dos nossos projetos!
bottom of page